14 de novembro de 2014

MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

 Automecânicos orientam para cuidados com veículos


"A responsabilidade da manutenção do veículo é do proprietário, porém é do automecânico o dever de orientar". Com esta perspectiva, o Núcleo Estadual de Auto Mecânicas (NEA) busca conscientizar proprietários de veículos para a manutenção preventiva, tomando como parâmetro os resultados da Inspeção Veicular Gratuita (IVG 2014).

O evento foi realizado em setembro em 20 cidades catarinenses, com a inspeção de 1.500 veículos. Após um check list de 93 itens, os resultados demonstraram a necessidade de maior atenção por parte dos proprietários de veículos. Um dos dados mais preocupantes indicou que 50% dos veículos apresentaram problemas no sistema de arrefecimento (quando o motor esquenta) e outros 48% nos sistemas de freios.

Em Jaraguá do Sul, foram inspecionados 99 veículos checados. De acordo com o coordenador do Núcleo de Auto Mecânica Acijs-Apevi, Douglas Ramthun, a verificação dos itens acompanhou a média estadual: na cidade, também se notou falta de manutenção no arrefecimento e nos freios.

De acordo ainda com Douglas Ramthun, o ideal seria realizar o preventivo no carro a cada seis meses ou no mínimo uma vez ao ano. 

Principais Indicadores apontados na Inspeção Veicular Gratuita 2014:

39% – troca de óleo -26% – sistema elétrico - 52% – sistema de arrefecimento – 17% – sistema de embreagem - 24% – sistema de suspensão e direção - 48% – sistema de freio -18% – sistema de exaustão -38% – carroceria e latoaria - 44% – análise de gases

Nenhum comentário:

Postar um comentário