21 de outubro de 2014

SAÚDE

Angélia Berndt, doutora em Engenharia de Produção 
Prevenção melhora qualidade de vida do trabalhador e reduz perdas da indústria, afirma especialista


Doenças crônicas associadas às rotinas dos trabalhadores são responsáveis por 80% dos casos de afastamentos na indústria, segundo estudo divulgado pelo SESI na plenária da ACIJS e APEVI na segunda-feira, 20.

Angélia Berndt, doutora em Engenharia de Produção e consultora do Instituto de Inovação em Tecnologia para Segurança no Trabalho, apresentou aos empresários uma realidade que casou surpresa: Santa Catarina já se iguala aos Estados Unidos em casos de obesidade e sobrepeso, fatores que impactam diretamente na competitividade das empresas. Ocorrências relacionadas com estresse, explicou, têm causado cada vez mais doenças cardiovasculares e reduzido a capacidade na adolescência e idade adulta dos trabalhadores.

"Embora Santa Catarina apresente um nível de escolaridade mais alto do que o de outras regiões do País e consequentemente um padrão de renda melhor, isto não se reflete na condição de saúde. O que se verifica é que o estado tem um registro muito alto de doenças crônicas provocadas por um péssimo estilo de vida, falta de alimentação saudável e de pouca atividade física entre os trabalhadores. Esse quadro deixa claro que as pessoas precisam mudar seus hábitos de vida, com um estilo mais simples, consumindo alimentos mais naturais, e realizando atividades físicas diárias, fazem um gerenciamento do estresse nas suas vidas", explicou.


Jefferson Galdino, diretor da Unidade do SESI em Jaraguá do Sul, comenta que o assunto vem preocupando o Sistema Fiesc porque influencia diretamente o desempenho da indústria. "Mesmo que o número total de acidentes no trabalho venha diminuindo, a evolução no registro de doenças crônicas não transmissíveis é alarmante no Brasil. Hoje 54% dos trabalhadores são obesos ou estão com sobrepeso, e as consequências são muito ruins para as empresas e para as famílias dos trabalhadores". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário