18 de setembro de 2014

SEMANA DO TRÂNSITO

Pedestre é o tema da Semana Nacional do Trânsito


Começou nesta quinta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito que segue até a quinta-feira da próxima semana (25), este ano com o pedestre no centro das atenções com o tema "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre". Com isto a Federação Catarinense de Municípios - FECAM quer incentivar os municípios a desenvolver ações de conscientização e segurança no trânsito, questões que devem passar pela avaliação da municipalização e o controle do trânsito no âmbito municipal.

Sociedade

Cada um pode fazer a sua parte para um trânsito mais seguro. Seguem 10 dicas do Movimento Maio Amarelo que todo cidadão pode seguir para evitar e prevenir acidentes:

1.Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro. 

2. Crianças de até 7 anos e meio nos carros devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação). 

3. Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: Você também é pedestre. Dê passagem à vida! 

4. Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber, vá de ônibus, taxi ou carona. 

5. Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas. 

6. Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres. 

7. Motociclista use sempre os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta. 

8. Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes. A gentileza melhora a convivência no trânsito. 

9. Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante. 

10. Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.
   FONTE: FECAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário