30 de setembro de 2014

FARMÁCIA

Medicamentos de alto custo


A entrega dos medicamentos de alto custo, até então centralizados na farmácia junto a Gerência Regional de Saúde, em Jaraguá do Sul, passa a atender a população de Guaramirim, em uma sala preparada, na sede da Secretaria de Saúde coordenada pela farmacêutica, Luciane Jezur que dará os encaminhamentos necessários para efetivação de cada pedido. 

Até o momento os medicamentos de alto custo que integram o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica eram entregues em Jaraguá do Sul, em um período de tempo curto e que exigia o deslocamento dos pacientes e familiares. “Sabemos que desta forma estamos proporcionando um serviço de qualidade sem que os pacientes tenham que ter um grande deslocamento, além do nosso horário de atendimento, que é o horário de funcionamento normal da Secretaria”, destaca o secretário de Saúde, Jair Tomelin.
Atualmente cerca de 300 pessoas recebem medicamentos de alto custo em Guaramirim via Componente Especializado de Assistência Farmacêutica.


Quem pode receber os medicamentos

Os medicamentos de alto custo são padronizados pelo Ministério da Saúde para tratamento de determinadas doenças, adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde, com recursos da União e do Estado. Para que o paciente seja beneficiado por esse programa é necessário que cumpra requisitos estabelecidos por protocolos clínicos disponibilizados pela Diretoria de Assistência Farmacêutica do Estado de Santa Cataria. Também deverão ser apresentados documentos, laudos e exames específicos que comprovem a doença.

Após este processo é feita uma análise criteriosa pelo órgão responsável que verifica se o paciente atende o protocolo, podendo então receber o medicamento. Os pedidos das pessoas beneficiadas é renovado a cada três meses para garantir a continuidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário