19 de agosto de 2014

RISCO À SAÚDE

Soda cáustica, formol e água oxigenada encontrados no leite

Foto: Ricardo Duarte  / Agencia RBS
Operação prende 20 pessoas acusadas de adulteração do leite em SC e RS

Foi realizada nesta manhã de terça-feira uma ação conjunta do Ministério Público de SC, Polícia Civil, Militar e Ministério de Agricultura, onde 20 pessoas foram presas nas cidades de Lajeado Grande, Ponte Serrada e Mondaí, ambas no oeste do Estado e Vista Alegre, no Rio Grande do Sul sob a acusação de adulteração do leite.

Após cinco meses de investigação, a ação denunciou a utilização indevida das substâncias em lotes de leite, que de acordo com informações preliminares seriam soda cáustica e água oxigenada. Uma das empresas investigadas é a Laticínios Lajeado Grande e outra da região de Mondaí. Os produtos estavam sendo comercializados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foram presos 11 pessoas em Lajeado Grande, duas em Ponte Serrada e sete em Mondaí e Vista Alegre (RS), entre proprietários, funcionários e químicos. 

Durante a investigação foram apuradas imagens de funcionários lavando o braço junto ao leite. Segundo os promotores as substâncias eram utilizadas para recuperar o leite estragado e aumentar o prazo de conservação.

Na semana passada a Vigilância Sanitária de Santa Catarina já havia determinado o recolhimento de um lote de leite UHT integral da mesma marca, Lajeado Grande, após a confirmação da presença de formol no alimento. 

O lote recolhido de número H:16:03 L59, fabricado em 7 de junho de 2014, com validade até 5 de outubro deste ano, sob inspeção do SIF/DIPOA, número 0038/1501, foi tirado de circulação e está sendo investigado pelo Ministério de Agricultura.  
* Com informações de Darci Debona - DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário