26 de agosto de 2014

MEDIDAS PREVENTIVAS

Agentes são capacitados para prevenção e captura de escorpiões


O Programa de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Jaraguá do Sul (Semsa) capacitou 17 agentes de endemias para realizarem orientações de prevenção e capturas de escorpiões. O curso ocorreu de 11 a 22 de agosto da sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (rua Jorge Czerniewicz, 800).

Foram sete horas de aulas teóricas e oito horas de aulas práticas, realizando busca ativa de escorpiões em determinada área no centro da cidade. Com essa capacitação, os agentes de endemias, além do combate e prevenção à dengue, também iniciam o trabalho relacionado a escorpiões. “Caso um munícipe encontre algum escorpião em sua residência ou local de trabalho, fazer contato telefônico através da Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul através do telefone 0800 6420 156, para realizarmos a busca ativa da espécie no local.”, destacou o diretor de Vigilância e Saúde, Dalton Fischer.

DICAS PARA CONTROLAR OCORRÊNCIA DE ESCORPIÕES

1) Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo e entulhos;

2) Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados. Não jogar lixo em terrenos baldios;

3)  Eliminar fontes de alimentos para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;


5) Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário