19 de agosto de 2014

MAIS UMA VÍTIMA

Em Jaraguá do Sul vítima de "golpe do achadinho" fica sem o saque do FGTS


Cinco mil e seiscentos reais, este valor sacado do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por um homem de 23 anos acabou ficando nas mãos de golpistas na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 11h30min.
O homem teria sido vítima do golpe conhecido como “achadinho”, no centro de Jaraguá do Sul, assim que saiu da agência bancária com o valor na carteira. De acordo com a vítima, um homem que caminhava na sua frente deixou cair um envelope, um segundo envolvido rapidamente pegou o envelope e depois de uma rápida conferencia disse ter a quantia de 12 mil reais.
O estelionatário teria convencido a vítima a devolver a quantia, mas como garantia, já que ficaria com o malote, a vítima deveria entregar a carteira com documentos e dinheiro. E assim foi feito, pois combinaram em se encontrar em outro endereço mais tarde. A vítima esperou, mas o homem não apareceu com a carteira nem tão pouco o dinheiro. No malote apenas jornal recortado.

ENTENDA O GOLPE DO ACHADINHO


 Existem muitas variantes deste golpe, todas baseadas na ganância e em uma suposta recompensa por ter achado, recuperado e devolvido algum suposto valor. Este golpe é normalmente chamado de "golpe do achadinho".  Na versão clássica, normalmente praticada por duas pessoas, os estelionatários ficam observando até que alguém "apropriado" saque uma boa quantia em dinheiro em um banco ou caixa automático. Uma vez identificada a vítima, a seguem, um golpista vai à sua frente e o outro logo atrás. O da frente deixa propositadamente cair uma folha de cheque de alto valor, ou um pacote de dinheiro falso ou outro objeto aparentemente de grande valor, visando chamar a atenção da vítima, que apanha o cheque, pacote ou objeto, e o devolve ao estelionatário "que o perdeu", pensando estar ajudando.  O outro estelionatário aproxima-se e diz que também viu o acontecido ou finge participar da devolução.  Neste momento, o estelionatário "descuidado" se diz agradecido e oferece uma recompensa à vítima e ao comparsa, dizendo que eles deverão comparecer a um escritório, levando um bilhete para receber dita recompensa. Entretanto, solicita à vítima que deixe a bolsa com todo o dinheiro que tiver, como "garantia" de seu retorno.  A vítima entrega sua bolsa com dinheiro e vai buscar sua gratificação, ao ser incentivada pelo outro estelionatário que simula a entrega da carteira ou de outro valor importante.  Somente percebe que foi vítima de um golpe quando descobre que o endereço do tal escritório não existe. Nesta altura os estelionatários, obviamente, já desapareceram.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário