27 de agosto de 2014

DIA SEM TABACO

Caminhada busca a conscientização sobre os malefícios do cigarro


O Dia Nacional Sem Tabaco será lembrado nesta sexta-feira (29), mas é no domingo (31) que o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde, promove a “Caminhada pela Prevenção do Tabagismo”. A saída está programa para as 9 horas, em frente ao Museu Parque Malwee, com percurso previsto para o próprio Parque. Não há a necessidade de inscrição prévia. Estão convidadas, de acordo com a coordenadora, Patrícia Farias, pessoas atendidas pelo programa e as que têm interesse pelo tema. O objetivo da caminhada é alertar a população sobre os malefícios do cigarro, estimular a atividade física, atuar na prevenção de doenças relacionadas ao fumo, além de divulgar o tratamento.

Os fumantes interessados em participar do programa devem solicitar informações na unidade de saúde mais próxima de sua residência. Hoje são 12 os grupos, com média de 15 pessoas cada, que trabalham, semanalmente, questões estratégicas de saúde da família, entre elas o tabagismo.

O tabagismo está associado ao câncer; doenças respiratórias e circulatórias, como infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral; e odontológicas, como periodontite, por exemplo, além de amputação de membros. O fumo é, ainda, a principal causa de infarte em pacientes jovens, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Os 10 mandamentos para deixar de fumar são:

1 – Querer parar de fumar;
2 – Conhecer os malefícios do cigarro para o coração e para a saúde em geral;
3 – Saber que é possível parar de fumar mesmo após algumas tentativas sem sucesso;
4 – Entender os níveis de dependência;
5 – Entender que a “fissura” não é permanente;
6 – Conhecer as técnicas que auxiliam a parar de fumar;
7 – Aprender a identificar as circunstâncias que estimulam a vontade de fumar e evitá-las;
8 – Identificar e refletir sobre os motivos pessoais que estimulam a vontade de parar de fumar;
9 – Buscar orientações sobre Programas de Tratamento do Tabagismo;

10 – Conhecer os benefícios obtidos ao parar de fumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário