29 de agosto de 2014

CRÉDITO

FECOMÉRCIO-SC REVELA QUE CONSUMIDOR ESTÁ COM RECEIO DE FAZER NOVAS DÍVIDAS

Os índices da Pesquisa da Fecomércio SC sobre o Endividamento e Inadimplência do Consumidor catarinense (PEIC) mantiveram-se praticamente estáveis neste mês de agosto, na comparação com julho. O endividamento cresceu 0,4 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mês anterior. Porém, na comparação anual, houve alta de 9,1 p.p. O percentual de famílias endividadas, que era de 48,7%, subiu para 57,8%.

 De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o crescimento anual do endividamento fez com que as famílias passassem a optar por não se endividar mais. "O varejo vem sentindo o impacto do endividamento no volume reduzido de vendas. Isto é, o crescimento anual das dívidas – associado ao aumento dos juros – está impactando na capacidade das famílias efetivarem novas compras com o recurso do crédito e não no aumento da inadimplência. Com isso, o sistema financeiro permanece saudável mas, por outro lado, o comércio e a economia como um todo se deterioram", afirmou Breithaupt.

O cartão de crédito, com 48,1%, continua sendo o principal agente do endividamento dos catarinenses. Em seguida, aparecem, respectivamente, os carnês (35,3%), os financiamentos de carro (32,0%) e o crédito consignado (17,0%).


CONTAS EM ATRASO - A quantidade de famílias com contas em atraso apresentou queda na comparação entre julho e agosto. De 32,2% de famílias com contas em atraso em julho, temos em agosto 31% entre os endividados. A maior parte das famílias entre os endividados, 68,4%, não tem contas em atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário