9 de agosto de 2014

CONTRA O REAJUSTE

Cleverson Siewert (E) e Otmar Müller 
(Foto: Heraldo Carnieri)

FIESC vai interpor na ANEEL recurso contra alta da energia



A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) irá interpor recurso na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) buscando revisão do índice de reajuste médio de 22,6% na tarifa em Santa Catarina, autorizado nesta semana. O anúncio foi realizado pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, após reunião com a direção da Celesc.  A entidade vai preparar a fundamentação para o recurso administrativo depois de analisar a notas técnica sobre o reajuste, adiantou Côrte.

No encontro, o presidente da distribuidora, Cleverson Siewert, explicou a elevação da tarifa. Também adiantou que em decorrência de problemas de planejamento no setor elétrico, apesar do aumento, a companhia já precisará tirar recursos do caixa para a compra de energia, que só serão compensados no próximo reajuste, dentro de um ano. Siewert defendeu a continuidade dos esforços conjuntos entre a distribuidora e a FIESC em busca de alternativas para redução da tarifa, já que o insumo é crítico para a competitividade da indústria.
 Impostos representam a metade do preço da energia


O presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Müller, destacou a redução da carga tributária, que responde por praticamente a metade do valor pago pelo consumidor como um dos pontos críticos a ser atacado.
Antes do atual aumento, a indústria catarinense pagava 7% acima da média nacional pela energia elétrica. Em um grupo de 27 países com os quais a indústria local compete, apenas três possuíam tarifa acima da paga pelo setor secundário de Santa Catarina. A carga tributária sobre o insumo no Estado, sem considerar os encargos setoriais, supera a média nacional em 3,9 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário