30 de julho de 2014

VACINAÇÃO

Campanha estimula vacinação contra Hepatite B em SC


Iniciou-se no sábado a vacinação contra a Hepatite B. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é combater a doença, que registrou mais de 1,4 mil casos e 514 mortes em Santa Catarina somente no ano passado.

A gerente das Doenças Imunopreveníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, diz que a incidência em Santa Catarina é considerada grande, com 22 casos de contaminação para cada 100 mil habitantes. Entre as principais formas de contaminação estão o uso de drogas injetáveis com compartilhamento de seringas, a relação sexual sem preservativos e o descuido com materiais de tatuagem e manicure.


A Campanha de Vacinação contra a Geral Hepatite B segue até sexta-feira e faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado nesta segunda-feira.


Pessoas dos grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade. Entre eles estão gestantes, manicures e pedicures, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, coletores de lixo e tatuadores.

Entenda o que é a Hepatite

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento.

É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando eles aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário