8 de maio de 2014

CONTRA A IMPORTAÇÃO DE BANANA

Um dos principais itens
da agricultura regional
Bananicultura será tema de audiência pública hoje


O município de Guaramirim será palco de uma audiência pública para debater a instrução normativa impetrada pelo governo federal que liberou recentemente a importação de Bananas do Equador, o que deve trazer prejuízos aos produtores da região. O evento será realizado às 19h, no auditório da FAMEG, Faculdade Metropolitana de Guaramirim.
A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Carlos Chiodini, Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, preocupado com o que pode acontecer com os produtores locais. “Não podemos ficar de braços cruzados com uma política que desestruture a nossa economia local. Segundo dados relatados pela Associação de Bananicultores de Corupá  (Asbanco) 97% da produção nacional de banana é realizada através da agricultura familiar, em pequenas áreas, ao passo que no Equador a produção está assentada em grandes latifúndios, sendo produzida em larga escala e recebe muitos subsídios do governo equatoriano para a produção e exportação. Uma concorrência desleal”, relata o deputado Chiodini.

No município de Corupá, cerca de quatro mil pessoas sobrevivem direta ou indiretamente do cultivo da banana, que é responsável por 35% da economia do município. Com mais de cinco mil hectares de plantio na cidade, cada um deles conta com mais de 1,5 mil plantas, tendo uma colheita anual de mais de 200 mil toneladas de banana. Uma cultura forte, aliada com a economia agrícola de Santa Catarina, que agora esta ameaçada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário