15 de maio de 2014

COMÉRCIO

Houve diminuição de 0,92% no faturamento das empresas
Índice de vendas no Dia das Mães em SC diminui


A instabilidade da economia brasileira e a maior cautela do consumidor em tempos de inflação refletiram negativamente no resultado de vendas do comércio de Santa Catarina no Dia das Mães. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) para aferir o impacto da data no varejo e os gastos dos catarinenses constatou a diminuição de 0,92% no faturamento das empresas do segmento neste ano, em relação a 2013.
"O resultado da pesquisa demonstra que, em função da atual desaceleração das economias brasileira e catarinense, o ticket médio por famílias e o volume de vendas no Estado têm crescido menos", afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
O volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) na semana anterior à data também diminuiu 3,9%, na comparação com o mesmo período. Ao avaliar o resultado, Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, destaca o reflexo do atual momento econômico do país. “A incerteza provocada pela alta inflacionária e outros fatores fez com que as famílias não consumissem com o mesmo vigor dos últimos anos, quando o cenário era de estabilidade financeira”, observa.
Gasto igual

O valor médio desembolsado por pessoa foi semelhante ao de 2013 - R$ 182,97 -, isso sem descontar a inflação do período que girou em torno de 6%. Entre as sete principais cidades catarinenses, o maior gasto foi em Chapecó, com uma média de R$ 237,33, e o menor foi em Blumenau, R$ 112,48.

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