31 de outubro de 2013

AMEAÇA

Dresch critica ameaça dos EUA contra programas de apoio à Agricultura Familiar do governo federal

O deputado Dirceu Dresch (PT/SC) defensor da agricultura familiar critica a postura do governo estadunidense de Barak Obama que entende, equivocadamente, as políticas brasileiras de incentivo à agricultura familiar. Os Estados Unidos ameaçam levar o Brasil à Organização Mundial do Comércio (OMC) porque consideram o subsídio como uma medida de proteção ao mercado interno.

Dresch explica que no Brasil há estímulo para produção de alimentos, o contrário pode ser observado nos EUA onde o subsídio não é para produção, mas exclusivamente para a exportação. O governo brasileiro incentiva a produção de alimentos da agricultura familiar por meio de três linhas de ação: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); Compra Direta e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esse último garante que pelo menos 30% dos alimentos utilizados para o fornecimento da merenda escolar sejam comprados dos de pequenos produtores. 

“A ameaça dos EUA fere a autonomia do governo brasileiro. A pequena propriedade rural é a que mais precisa da presença do estado, tanto para aplicação de pesquisas, crédito, armazenamento e ecoamento das safras”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário