13 de agosto de 2013

INVERNO

Alimentação saudável ajuda a combater as gripes


As oscilações de temperaturas típicas do inverno costumam suscitar os indesejados sintomas das gripes, incluindo a temida H1N1, e dos resfriados. Em meio à estação mais fria do ano, é comum ser afetado por tosses, dores de garganta, falta de paladar e de apetite e coriza.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, é possível evitar tais incômodos. Segundo a nutricionista Alessandra Gaboardi, a escolha adequada dos alimentos pode significar dias de tranquilidade e bem estar, mesmo quando os casos de gripes são o assunto principal do momento. “Alimentação nutritiva e gostosa faz com que o sistema imunológico melhore e a se fortaleça para combater a doença”, explica.

De acordo com a especialista, nesta época do ano, pode-se abusar de algumas receitas, desde que elas sejam boas fontes de proteína, como carnes magras e peixe. As frutas e verduras da estação, bem como cereais integrais, ovos, queijo, leite e iogurte, sempre usados na preparação de sopas, sucos, vitaminas e bolos, são capazes de fornecer ao corpo importantes doses de elementos essenciais à saúde. Nesta lista, estão aminoácidos, vitaminas do complexo B, vitamina A, D e E, assim como minerais (zinco, ferro, magnésio), todos fundamentais para as defesas do organismo.

Fazendo par com a alimentação, é importante não se esquecer de beber muita água, apesar das temperaturas amenas. De acordo com Alessandra, o clima mais seco e os ambientes aquecidos fazem com que o corpo desidrate


Além de ficar atenta à alimentação, a população deve lembrar sempre de manter os ambientes arejados. Outra dica imprescindível é incluir na rotina os cuidados de higiene divulgados pelo Ministério da Saúde, como lavar as mãos com água e sabão ou limpá-la com álcool gel frequentemente, evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas) e utilizar lenço de papel descartável sempre que tossir ou espirrar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário