22 de agosto de 2013

EXPORTAÇÃO

Primeiros containeres de carne suína catarinense chegam ao Japão


A partir da próxima semana, a carne suína de Santa Catarina estará disponível nas prateleiras dos supermercados e no menu dos restaurantes japoneses. Os primeiros containeres do produto catarinense chegaram hoje ao Japão. A carga de 21 toneladas de carne in-natura é da Seara, uma das oito empresas habilitadas à exportação. 

A carga da Seara, com 21 toneladas de carne suína in-natura, saiu do Porto de Navegantes no dia 13 de julho. Oito frigoríficos de cinco empresas foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês. A BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (unidades de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), da Aurora (Chapecó) e da Sul Valle (São Miguel do Oeste). Já embarcaram suas cargas os frigoríficos da BRF e da Aurora, Os outros frigoríficos preparam seus embarques.

O secretário João Rodrigues ressalta que Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Da média de 800 mil toneladas produzidas por ano no Estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano. A expectativa do Governo do Estado é de que, em uma primeira etapa, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, ou seja, cerca de 120 mil toneladas. O montante representaria um ganho da ordem de 60% nos embarques de carne suína catarinense para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário