19 de agosto de 2013

AGRICULTURA FAMILIAR

AMVALI busca agregação de valor na agricultura familiar

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através da Analista de Desenvolvimento Territorial e Engenheira de Alimentos, Shana Kimi Farias Yamaguchi realizou visita na última semana à propriedade rural de Fernando Kanzu, localizada no município de Cascavel/PR. Participaram da visita técnicos da Epagri, a Presidente da COPAJAS – Ivonete de Souza Schulz, um representante de assentamento de Garuva e um produtor de hidroponia de Guaramirim.
O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física, equipamentos e os processos utilizados na propriedade de hidroponia e hortaliças minimamente processados. A comitiva aproveitou para tirar dúvidas.
A hidroponia é uma técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada).
Já os produtos/hortaliças minimamente processados são aqueles comercializados nos supermercados em embalagens que vem já pronto para o consumo, cortado e totalmente higienizado.

A AMVALI, desde 2011 conduz juntamente com a Epagri e as Secretarias de Agricultura dos municípios, um grupo de trabalho que pesquisa soluções para agregação de valor na agricultura familiar, inclusive de regularização de atividades voltadas ao agronegócio de pequenas propriedades familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário