21 de março de 2013

SAÚDE


Saúde orienta população sobre a tuberculose

Servidores da Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e das unidades de saúde espalhadas pelos bairros de Jaraguá do Sul, participam desde o início desta semana de ação orientativa sobre a tuberculose. Fôlderes e cartazes estão sendo afixados nas empresas e em postos de saúde. No próximo sábado (23), das 8 às 12 horas, nas imediações da Praça Ângelo Piazera, no Centro, as equipes de trabalho estarão distribuindo material impresso e prestando esclarecimentos sobre a doença, como prevenção, diagnósticos, transmissão e tratamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 1982, o dia 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. 


A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, é transmitida de pessoa para pessoa, pela respiração, quando alguém doente tosse, fala ou espirra. Os bacilos são lançados no ar e outra pessoa respira esse ar contaminado, podendo se infectar com o bacilo e desenvolver a doença.



O Ministério da Saúde informa que toda pessoa que apresentar os sintomas de tuberculose deve procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde para ser avaliado e ter acesso aos exames para diagnóstico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário