10 de dezembro de 2012

Novas armas não letais a serviço da segurança em Jaraguá do Sul

A pistola Spark é uma arma de eletrochoque incapacitante, lançada recentemente pela indústria nacional, semelhante à americana Taser. Sua comercialização iniciou em janeiro deste ano e, agora já está à disposição do policiamento operacional do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Jaraguá do Sul. Através de recursos do Fundo Municipal de Melhoria da Polícia Militar (FUMPOM), foi investido o valor de R$ 42.190 reais para a compra de dezessete exemplares desta pistola, que vem a somar com os equipamentos Taser já existentes no Batalhão e em uso desde novembro de 2009. A Spark, por ser de fabricação nacional, possui um custo menor de aquisição que a concorrente Taser e atende as necessidades para o policiamento. A próxima aquisição deste tipo de equipamento na nossa região está prevista para o início de 2013 pelo Destacamento Policial Militar de Corupá, que já recebeu a doação de valores para compra de Carabina Taurus e da Pistola Spark.

Como funciona a Spark:

Quando se dispara a pistola, é liberada uma carga de nitrogênio pressurizado, que lança dois dardos para atingirem o alvo a até 8 metros de distância e continuam ligados à arma por fios metálicos. A partir de então, fecha-se o circuito de energia, conduzida pelos fios e a pessoa atingida perde o controle da musculatura pois a carga de 50 mil volts/2,8 miliampéres recebida confunde o cérebro, que passa a não mais controlar o corpo e a pessoa simplesmente cai.

Taxista é vítima de assalto no bairro Vila Lenzi

Neste domingo (9), um taxista foi assaltando por quatro homens, por volta das 4 horas da madrugada, na rua Lourenço Kanzler, bairro Vila Lenzi em Jaraguá do Sul. De acordo com a vítima, os acusados entraram no táxi em frente ao Chopp & Clube e durante o trajeto, um deles segurou o pescoço e outro lhe ameaçou com uma faca. Eles retiraram a vítima do veículo e fugiram. O táxi foi encontrado nas proximidades, na rua Antonio Carlos Ferreira, os acusados levaram certa quantia em dinheiro, a carteira com documentos e o celular da vítima. Até o momento ninguém foi preso.

Em Jaraguá do Sul, homem é preso por ameaçar familiares com arma de fogo

Por volta das 23h15min, de sabado a Polícia Militar recebeu informações de que um homem estaria em uma festa de família no bairro Rio da Luz, ameaçando os participantes com um revólver. Policiais da radiopatrulha deslocaram até a residência na rua Expedicionário Arnoldo Hornburg e abordaram o acusado de 32 anos. Ele já não estava mais armado, mas relatou que tinha um revólver e registro da arma. Na casa do acusado os policiais apreenderam a arma que não tinha munições e detiveram o homem por ameaça a mão armada. Na tarde de sexta-feira (7), um menor já havia sido apreendido com um simulacro de arma fogo no centro de Jaraguá do Sul. O adolescente de 15 anos foi abordado na rua João Marcatto, por volta das 16 horas, depois de denúncias anônimas.

PM prende homem por tráfico, o acusado estava em liberdade provisória

Na madrugada de sábado (8), por volta das 4h30min, policiais da radiopatrulha abordaram três homens em atitude suspeita na rua Bernardo Dornbusch, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Com um dos abordados os PMs encontraram pequena quantidade de maconha. Durante a identificação criminal foi constatado que o acusado de 24 anos de idade, estava em liberdade provisória da Colônia Agrícola de Palhoça. Ele havia sido preso de 2007, por tráfico de entorpecentes.  Os policiais descobriram que o acusado havia alugado uma quitinete nas proximidades e acompanhados da proprietária realizaram buscas no local. No total foram apreendidos cerca de 90 gramas de maconha, quatro papelotes de cocaína e mais de 37 gramas de crack, droga suficiente para dividir em cerca de 160 pedras, além de R$ 1730 reais em dinheiro. O homem recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia acusado por comércio de drogas. (Soldado Jean Rudolf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário