22 de abril de 2012

DISPUTA: 8 MIL VOTOS PARA ELEGER UM VEREADOR


Jaraguá do Sul deverá ter até o fechamento do prazo de alistamento eleitoral, no dia 9 de maio, em torno de 105 mil eleitores e até o fechamento das coligações no mês de junho cerca de 150 candidatos a vereador. Isso significa que cada partido ou coligação irá precisar de aproximadamente 8 mil votos para eleger um vereador. Sem dúvida muito candidato para poucas vagas. Fizemos este cálculo eu e um dirigente partidário que veio me convidar "oficialmente" para ser candidato a vereador.
Eleger dois vereadores será proeza de poucos partidos. Mesmo assim, na última eleição três partidos conseguiram emplacar dois nomes: O PT elegeu Justino da Luz e Francisco Alves,o PMDB elegeu Jaime Negherbon e Loli Demathé e o DEM elegeu Ademar Possamai e Zé da Farmácia. PSDB, PR, PCdoB, PV e PSB elegeram um. Entre os chamados “grandes” O PP do deputado interino Dieter Janssen não elegeu nenhum. Isso dá a dimensão da dificuldade para os postulantes a uma cadeira no legislativo jaraguaense em 2012.

Poder econômico

Apesar de todas as restrições da legislação eleitoral os candidatos com dinheiro para investir na campanha evidentemente têm mais chances de chegar lá. Em 2010 alguns candidatos que não se elegeram chegaram a gastar mais de R$ 60 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário