30 de junho de 2015

ECONOMIA

Comércio é setor que mais demitiu nos primeiros cinco meses de 2015 em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul fechou seus primeiros cinco meses deste ano com um saldo positivo de 1.028 novos postos de trabalho. No entanto, o número é 50% menor que na mesma época de 2014, revelando indícios da crise nacional e desaceleração da economia da cidade.

O setor que desponta com o maior saldo negativo é o comércio, com 122 vagas fechadas neste ano em Jaraguá do Sul. Os movimentos da indústria, que chegou a eliminar 605 vagas apenas em abril, também preocupam.

Se comparados com o ano passado, os dados geram apreensão. Até maio de 2014, 2.186 vagas haviam sido abertas em Jaraguá do Sul: 191 delas no comércio e 1.405 na indústria. Neste ano, o número total de vagas abertas baixou para 1.028: são 122 a menos no comércio e 590 vagas abertas na indústria.

Balanço

Para o diretor de desenvolvimento econômico do Instituto Jourdan, Marcio Manoel da Silveira, os números devem ser analisados sob a perspectiva de outros anos. Desde 2006, o comércio oscila entre saldos positivos e negativos no primeiro semestre do ano. É no segundo semestre, historicamente, que os saldos se mantêm positivos para o setor.

Comerciantes sentem impacto


Analisando que qualquer saldo negativo em empregos é preocupante, Marcio ressalta que quando um setor é afetado, todos os outros também são. Quem verifica a mesma característica é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Schiewe. Ele ressalta que, antes que o comércio surgisse com um saldo negativo de empregos, a indústria foi responsável por muitas demissões. Bianca Villanova -  bianca.villanova@an.com.br - A NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário