23 de abril de 2015

FORA DO RADAR

874 famílias foram atingidas por um tornado

Foto: Sirli Freitas / especial

Secretário da Defesa Civil reconhece que SC não tem equipamentos e capacidade para monitorar fenômenos no Estado


Santa Catarina ainda não em condições de se defender adequadamente dos desastres naturais que atingem o Estado. Se na região do Vale do Itajaí, que já sofreu com grandes enchentes, há um plano de contingência melhor estruturado e uma população melhor informada sobre como agir nessas situações, ao restante de Santa Catarina ainda faltam equipamentos e informação para garantir o menor dano possível diante a eventos como o tornado de Xanxerê, que causou prejuízo de R$ 29 milhões.

O secretário da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, reconhece que ainda faltam recursos ao Estado, mas ressalta que esse processo não ocorre de forma rápida. É preciso tempo para investir em equipamentos e treinar equipes para operar esses sistemas de monitoramentos e defesas.

Hobus disse que treinamentos e ações educacionais estão em andamento e novos equipamentos devem ser instalados até junho de 2016. Verdade que o Estado evolui na cobertura e investimentos, mas a velocidade dos tornados e tempestades ainda têm sido maior.  DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário