12 de março de 2015

ESCOLA DE GOVERNO

AULA MAGNA DA ESCOLA DE GOVERNO E CIDADANIA TEVE PALESTRA COM DONINI


O empresário Vicente Donini, presidente do Conselho Administrativo da Marisol S.A. ministrou na noite de ontem (11/03) a palestra “Associativismo de municípios”, abrindo o calendário de aulas/palestras da 14ª turma da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI.
A abertura contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, do diretor da Escola, o prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich, da coordenadora da Escola – Luzia Wilbert e da secretária executiva da Amvali – Juliana Pereira Horongoso Demarchi.  A turma deste ano conta com 45 alunos.

O presidente da AMVALI, Rovâni Delmonego, destacou que é preciso formar cidadãos éticos e responsáveis para servir no setor público (e não se servir dele) e desejou que os alunos tenham um bom aproveitamento durante as aulas. “Se queremos construir um futuro melhor em nosso país, as pessoas de bem devem participar”, disse ele.
O empresário Vicente Donini iniciou a palestra defendendo projetos de gestão integrados. Segundo ele “os municípios de uma mesma microrregião são naturalmente interdependentes, logo precisam se ajudar mutuamente. A melhor forma de exercitá-lo é através de entidades de classe, participando ativamente de todas as suas iniciativas”. 
O empresário falou sobre as principais demandas microrregionais citando a questão dos resíduos sólidos, que é tratada individualmente. “Por que os municípios não se unem para resolver o problema e até obter renda com o lixo, implantando uma usina de tratamento?”, questionou.

Na área política afirmou que se os eleitores da região diminuíssem os votos brancos e nulos e optassem somente pelos candidatos locais, “poderíamos eleger 4 deputados estaduais e 2 federais”. Porém lembrou que 137 candidatos, de todas as regiões do estado, receberam votos para deputado estadual em Jaraguá do Sul, nas últimas eleições.

Outros tópicos abordados foram: o exercício da convivência harmônica, os três poderes distintos (Executivo, Legislativo e Judiciário), as eleições que deveriam ser unificadas com mandato de 5 anos, sem reeleição, a utópica reforma política, a redução dos partidos, a fidelidade partidária, a coligação partidária, o número de candidatos e o voto distrital.


Vicente encerrou dizendo “somos todos seres sociais, logo precisamos conviver em sociedade, harmonicamente”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário