15 de março de 2015

ACIDENTE NA SERRA

Ônibus passou reto na curva


'Na hora do acidente vi que só eu estava em pé', conta sobrevivente do acidente na Serra Dona Francisca em Joinville


Um dos poucos passageiros que sobreviveu à tragédia na Serra Dona Francisca, em Joinville, já conversou com a polícia sobre o acidente e reforçou as suspeitas de que o ônibus de turismo paranaense ficou sem freio antes de despencar numa ribanceira. Ele viajava com a mãe, que não sobreviveu. 

Internado no Hospital São José, Lucas Vieira, 17 anos, deu detalhes sobre a troca de ônibus durante a viagem, que juntou em um mesmo veículo passageiros que seguiam em separado numa van.


— A gente saiu por volta da meia-noite de lá (União da Vitória -PR). Chegando em Mafra, o ônibus quebrou. Quebrou a embreagem. Aí, a gente passou a noite na estrada, o motorista tentando arrumar o ônibus. Quando amanheceu o dia, veio um mecânico, eles tiveram que desmontar o motor inteiro. Enquanto isso, a van que estava junto foi levando o pessoal aos poucos para o posto, para comer. Por volta das 16 horas, apareceu outro ônibus para levar a gente, com 50 lugares. Eles juntaram os passageiros da van e do ônibus em um ônibus só.

“A gente estava viajando normalmente. A gente subiu a serra e aí, na descida da serra, eu olhei e o ônibus ultrapassou uma carreta, enroscando na lateral da carreta. Aí, todo mundo achou que o motorista tinha dormido porque ele ficou a noite sem dormir, tentando arrumar o outro ônibus. Quando correu um homem lá na frente, para ver se ele estava dormido, o homem já voltou gritando que estava faltando o freio. Aí minha mãe falou: "Filho, se agarra no banco porque não tem freio no ônibus". Quando olhei, a gente já estava dando a pancada. Quando deu a pancada, eu apaguei. Acordei só lá embaixo.

—Lá embaixo só tinha eu acordado e algumas crianças chorando. O resto do pessoal estava tudo apagado, tinha gente em óbito já lá embaixo. Eu subi no morro e apareceram dois homens vindo me ajudar. No momento do acidente eu vi que somente eu estava em pé e somente eu, praticamente, estava vivo.


Três fatores podem ajudar a perícia a determinar as causas do acidente na Serra Dona Francisca, em Joinville

Um dos 4 maiores acidentes ja registrados na história de SC

A perícia nos destroços do ônibus da empresa Costa e Mar, que caiu na serra Dona Francisca, em Joinville, matando 50 pessoas, já começou.

Três fatores podem apontar alguma causa: os destroços do ônibus, que ainda está sendo retirado, possíveis marcas na pista que não foram identificadas à noite e uma análise mais detalhada no corpo do motorista e dono da empresa, Cérgio Antonio da Costa, para saber se ele sofreu algum mal súbito ou havia alguma substância em seu organismo que pudesse explicar a manobra.

O delegado regional da Polícia Civil, Dirceu Silveira Júnior, disse que não é possível adiantar qualquer informação sem que a perícia seja concluída.
A rodovia, que em alguns trechos é de concreto e não de asfalto, está em bom estado.

O acidente ocorreu na penúltima curva mais fechada da descida da serra. Para quem está descendo, é uma curva à esquerda, antes de uma série de casas e estabelecimentos comerciais.   A NOTÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário