28 de julho de 2014

REAJUSTE NA CONTA DE LUZ

Celesc solicita reajuste de 20,49% nas contas de energia

A partir do dia 7 de agosto, a conta de energia do catarinense deve ficar mais cara. Se depender da distribuidora Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.(Celesc), esse valor pode ser o maior dos últimos cinco anos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou ontem que o pleito de reajuste tarifário da concessionária é de 20,49%.  A presidência da Celesc afirma que o número é referente ao primeiro semestre de grande volume de geração de energia por térmicas, matriz  que chega a ser dez vezes mais cara do que a hídrica. O pedido está sob análise da agência reguladora, que decidirá qual reajuste deve ser aplicado no dia 7 de agosto.
A estiagem que atingiu o Sudeste, onde ficam os principais reservatórios do país, no começo do ano prejudicou a geração de energia por hidrelétricas em todo o país. Além disso, em muitas regiões do país o consumo cresceu além do esperado. Na área de atuação da Celesc, que representa a maior parte do Estado, o aumento foi de 4,2% no primeiro semestre. O resultado dessa combinação foi o acionamento das usinas termelétricas, que encarecem o processo de abastecimento. Esse foi o argumento usado pela distribuidora catarinense para pleitear o aumento 20,49%.

Nos últimos anos, a Aneel tem aplicado reajustes menores do que os pedidos da Celesc. Em 2013, por exemplo, a distribuidora solicitou 25,33% de acréscimo no preço da energia, mas obteve 13,73%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário