Houve diminuição de 0,92% no faturamento das empresas |
Índice de vendas no Dia das Mães em SC diminui
A instabilidade da economia
brasileira e a maior cautela do consumidor em tempos de inflação refletiram
negativamente no resultado de vendas do comércio de Santa Catarina no Dia das
Mães. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Federação das Câmaras de Dirigentes
Lojistas de SC (FCDL/SC) para aferir o impacto da data no varejo e os gastos
dos catarinenses constatou a diminuição de 0,92% no faturamento das empresas do
segmento neste ano, em relação a 2013.
"O resultado da pesquisa
demonstra que, em função da atual desaceleração das economias brasileira e
catarinense, o ticket médio por famílias e o volume de vendas no Estado têm
crescido menos", afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
O volume de consultas ao
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/SC) na semana anterior à data também
diminuiu 3,9%, na comparação com o mesmo período. Ao avaliar o resultado,
Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, destaca o reflexo do atual momento
econômico do país. “A incerteza provocada pela alta inflacionária e outros
fatores fez com que as famílias não consumissem com o mesmo vigor dos últimos
anos, quando o cenário era de estabilidade financeira”, observa.
Gasto igual
O valor médio desembolsado por
pessoa foi semelhante ao de 2013 - R$ 182,97 -, isso sem descontar a inflação
do período que girou em torno de 6%. Entre as sete principais cidades
catarinenses, o maior gasto foi em Chapecó, com uma média de R$ 237,33, e o
menor foi em Blumenau, R$ 112,48.
Nenhum comentário:
Postar um comentário