9 de maio de 2014

BANANICULTORES CRITICAM IMPORTAÇÃO

Importação da banana do Equador ameaça produção catarinense



Cerca de 500 bananicultores lotaram a audiência pública no auditório da Uniasselvi, em Guaramirim,  para tratar da importação de bananas do Equador, autorizada pelo governo federal em março. O encontro promovido nesta quinta-feira (8) foi por solicitação do deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, devido à revolta dos produtores catarinenses com a liberação das importações. Eles consideram que a concorrência com a banana equatoriana, produzida por multinacionais norte-americanas com subsídios do governo local, é desleal e trará prejuízos incalculáveis para o setor. 

Segundo dados apresentados pela Epagri, Santa Catarina é o terceiro maior produtor de banana do país, com uma produção anual de 665 mil toneladas, espalhadas em pouco mais de 30 mil hectares de área cultivada. O cultivo, que se concentra, principalmente, em pequenas propriedades rurais familiares no Norte do Estado, em municípios como Corupá, Guaramirim, Garuva, Massaranduba e Schoreder, abastece o mercado catarinense, é vendida em outros estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e, ainda, exportada para países do Mercosul, o que mostra a força da bananicultura catarinense.
O relato dado pela diretora-executiva da Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco), Eliane Müeller, traz preocupação para o setor produtivo pois trará desemprego, inadimplência dos produtores, além de ameaças à sanidade dos bananais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário