18 de abril de 2014

PISCICULTURA

Realizado curso Reprodução induzida do lambari


A técnica de reprodução induzida de lambari (através da aplicação de hormônios) foi ministrada para 22 produtores de peixes de Guaramirim na quarta e quinta-feira (16 e 17 de abril), nas dependências do Pesque Pague Águas Claras Will, na localidade do Jacu-Açu. Também participaram técnicos, engenheiros agrônomos e veterinários. 

O instrutor do curso, foi o especialista no assunto, Fábio Rosa Sussel, do Instituto de Pesca de São Paulo, que orientou sobre a montagem da estrutura, aplicação de doses, povoamento, cuidados com as larvas, preparo e povoamento de viveiros, avaliações e outros preparos teóricos e práticos relacionados ao Lambari. Sussel avalia que o resultado foi positivo. “Conseguimos aqui a desova em temperatura de 21 graus, isso representa a viabilidade do projeto”. 

O idealizador do evento, Rogério José dos Santos, da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Guaramirim, explica que o objetivo do curso é ampliar a produção e comercialização do lambari, mas que a dificuldade no momento é a falta de um abatedouro dentro das normas técnicas exigidas. 
“A partir de agora, adotando essa técnica, teremos redução nos custos de produção e reprodução o ano todo e não apenas nos meses quentes do ano. Quanto ao abate temos que seguir o que preconiza a lei. Inicialmente poderemos utilizar o abatedouro de peixes de Jaraguá do Sul” salienta. 

O secretário de agricultura. Jorge Feldmann, destaca a importância em disponibilizar o produto para o mercado consumidor. “O lambari, ou piava, como conhecemos, é um aperitivo muito apreciado e com certeza será mais uma fonte de renda para nossos agricultores”, disse.

O curso encerrou com um almoço de confraternização. 8 pratos foram servidos e avaliados, sendo que 2 deles poderão em breve ser colocados a venda em estabelecimentos comerciais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário