30 de abril de 2014

ENERGIA ELÉTRICA

Reunião realizada na FIESC contou com apresentações da Celesc

(Foto: Heraldo Carnieri)

Consumidor sentirá reajuste na tarifa de energia em 2015


Em reunião na FIESC, representantes da Celesc falaram sobre o descompasso entre o custo da energia e as tarifas praticadas


Os consumidores devem sentir a partir de 2015 os impactos da ajuda que o governo vem repassando às empresas do sistema elétrico desde o fim de 2012. A informação é do chefe do Departamento de Regulação da Celesc, Vanio Moritz, que participou de reunião da Câmara de Assuntos de Energia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), na tarde desta terça-feira (29).

Segundo Moritz, apenas em 2013 foram repassados R$ 13,3 bilhões às empresas, através da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Estes aportes podem, segundo estudo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, ampliar os reajustes em até 11 pontos percentuais por cinco anos.

"É preciso entender que este socorro foi feito não às empresas, mas ao modelo" afirmou Moritz, se referindo ao efeito da Medida Provisória 579, que forçou a redução das tarifas, e a estiagem, que aumentou os custos de geração da energia em função da utilização de fontes térmicas.

Para minimizar a situação, a Celesc se reuniu há 45 dias com grandes consumidores industriais com o objetivo de incentivar a racionalização do uso da energia. "É melhor economizar 5% agora do que forçar uma redução de 20% no ano que vem", afirmou Ivone Faria, chefe do Departamento de Comercialização de Energia da Celesc, referindo-se a um possível racionamento de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário