7 de julho de 2012

UMA ÁRVORE PARA CADA BEBÊ EM JARAGUÁ DO SUL

Vereador Jaime Negherbon
Plantar uma árvore para cada criança que nascer em Jaraguá do Sul. É o que prevê um projeto de lei do vereador Jaime Negherbon (PMDB), aprovado em primeira votação na Câmara por nove votos. A segunda votação vai ocorrer na semana que vem. Jaime defendeu a importância do projeto, afirmando que devido às enchentes e deslizamentos de terra enfrentados em 2008 e 2011, a medida seria uma forma de preservação ambiental e arborização da cidade. Ele apresentou alguns dados que afirmam o nascimento de aproximadamente 2.400 crianças por ano em Jaraguá do Sul. “Em 20 anos, teremos em torno de 50 mil árvores plantadas, transformando nosso município mais verde, sendo referência para Santa Catarina e até para o Brasil”. Negherbon defendeu que o projeto não vai gerar custos para o Executivo, pois já existe uma iniciativa que dispõe de mudas gratuitas à disposição da população. De acordo com o texto do projeto, a regulamentação fica sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura ou Fujama, que deverão manter contato com as maternidades e cartórios para obtenção de dados de crianças recém-nascidas. Os locais para o plantio serão determinados pelo órgão responsável.


3 comentários:

  1. Para que as árvores crescessem em paz, seria interessante colocar uma placa perto da árvore com o nome da criança. Seria a única garantia que a árvore fosse cuidada pela familia e a criança iria adorar cuidar dela. Uma forma da criança aprender sobre a importancia das árvores. Mas... que tal rever também a possibilidade de salvar o Esgoto Itapocu .. antigo Rio Itapocu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detalhe - colocar na placa a data de nascimento da árvore. Um projeto assim iria para a mídia e poderia ser copiado em outros lugares. É um projeto para ser vivido por seres e árvores no futuro. Quem sabe assim... os duendes voltariam a ser visíveis para os humanos. Eu quero a minha árvore que não foi plantada no passado. Agora imagina... e se alguém derruba a árvore de nascimento de alguém... então nesse caso é processo na justiça. Gostei da idéia desde que fosse colocada com o coração.

      Excluir
  2. Detalha importante; Colocar na placa a data do nascimento da árvore. Um projeto colocado dessa forma entraria na mídia nacional e poderia até ser copiado. Regressando no tempo, penso que qq pessoa gostaria de ter tido sua árvore plantada com o seu nome. Um encontro energizante entre dois seres com forma de vida diferente no futuro. É poético... um lugar para se pensar na vida.

    ResponderExcluir